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Os assuntos que aparecem no menu deste site aparentam estar desconexos. Para mim, não estão.
A eles tenho dedicado minha vida profissional e acadêmica, na tentativa de, ao reuni-los, buscar construir soluções mais perenes e robustas para os elementos de operação e comunicação necessários ao suprimento de nossas necessidades atuais.
Joaquim Redig define o Design como
"O equacionamento simultâneo de fatores ergonômicos, perceptivos, antropológicos, tecnológicos, econômicos e ecológicos no projeto dos elementos e estruturas físicas necessárias à vida, ao bem-estar e/ou à cultura do Homem".
Não há design de produto sem design gráfico, pois todos os produtos que são desenvolvidos no âmbito dessa atividade profissional possuem uma interface de comunicação com o usuário que deve ser desenvolvida sob a ótica e com o método e as ferramentas do design gráfico. Da mesma forma, os trabalhos de design gráfico são feitos sobre elementos de comunicação que, por um lado são em sua grande maioria produtos (mercadorias) e, por outro lado, utilizam muitas vezes estruturas e elementos de sustentação (como por exemplo os elementos de sinalização) e que devem ser projetados no âmbito do design de produtos.
Se todos os projetos desenvolvidos no âmbito do design tem como objetivo o atendimento de necessidades humanas e, para isso, estabelecem uma interface direta com o ser humano, há que se considerar, com papel de destaque, a ergonomia como um componente essencial do design.
Por sua característica inter e transdisciplinar, o Design possibilita a busca da inovação no âmbito conceitual, ou seja, na busca de maneiras essencialmente novas de solucionar problemas, gerando assim, novos modos, estruturas, interfaces, associações tecnológicas de materiais e processos e ainda novas dimensões estéticas para os produtos e elementos de comunicação.
A biônica visa o entendimento das estratégias utilizadas pelos seres vivos para suas atividades mais essenciais (reprodução, locomoção, sobrevivência, deslocamento, etc.). Assim, se considerarmos o nosso entorno natural como um "supermercado" de "produtos" (seres) que estão dando certo nesse momento do processo evolutivo, mas que continuam a evoluir, podemos e devemos neles nos apoiar e basear para traçar estratégias que nos conduzam à construção de soluções para nossas necessidades de sobrevivência e evolução.

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